Debate promovido por sindicatos analisa pontos da proposta de Reforma da Previdência

Dias 8 e 9 o Sindilegis-PE, juntamente com o Sindisemp-PE, Sindicontas e o Sindijus, promoveram um curso de formação, direcionado aos dirigentes dos citados sindicatos, com objetivo de debater e esclarecer pontos essenciais sobre a proposta de Reforma da Previdência Social.

Dia 8, o encontro contou com palestras de Ricardo Souza, advogado especialista em Previdência e servidor do TCE-PE e Erick Bezerra, Consultor da Alepe e representante do Sindilegis no conselho do Funafin. Foi feito um balanço histórico sobre a previdência no Brasil, detalhando os regimes de previdência existente, além de pontuar as reformas previdenciárias já feitas no país. Já no segundo dia, Jaqueline Natal, economista do Dieese, e Cláudio Ferreira, advogado e servidor do TCE, analisaram os pontos da reforma e seus impactos para os servidores públicos.

“O debate mostrou principalmente que essa proposta de reforma colocada é uma tentativa de vender algo irreal. O grande problema do Brasil não é a Previdência, já as reformas mais urgentes da previdência já foram feitas, entre o período de 1994 à 2013”, afirmou Marconi Glauco, presidente do Sindilegis.

Um ponto também importante, para além da reforma proposta pelo governo federal, é o Funafin (Fundo Previdenciário que financia as aposentadorias e pensões dos servidores públicos de Pernambuco) e suas atuais deficiências. “Além dos debates, nós saímos com metas de ações: os quatro sindicatos devem se juntar a central sindical e a outros sindicatos para enfrentar a questão da Reforma e também, em um futuro breve, devemos discutir com o Governo do Estado sobre melhorias para o Funafin.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONVÊNIOS