O Sindicato dos Servidores no Poder Legislativo do Estado de Pernambuco (Sindilegis Pernambuco) trabalha com o objetivo de representar e defender os interesses da classe.
A entidade foi criada no final da década de 1970, primeiro como associação e, posteriormente, transformada em sindicato, com competência jurídica. Entre as conquistas alcançadas para os trabalhadores da Alepe, a readequação das tabelas salariais do plano de cargos, a concessão do auxílio saúde extensivo a aposentados, reajuste no auxílio-alimentação, assembleias com a categoria, filiação à Central Única de Trabalhadores (CUT) e ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), realização de seminários, para formação dos servidores, e planejamentos estratégicos, entre outras iniciativas.
Os anais do sindicato registram que a primeira Assembleia Geral Extraordinária foi realizada em 15 de junho 1979, quando a instituição se chamava Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Asalepe). Em 1991, passa a se chamar Sisalepe, nomenclatura modificada para Sindilegis Pernambuco apenas no final de 2013, em Assembleia com a categoria.
Democracia, unidade e Luta (2021-2024)
Missão
Defender os direitos e os interesses imediatos e históricos, bem como promover a valorização profissional dos servidores do Poder Legislativo estadual e da classe trabalhadora de modo geral, com uma ação sindical cidadã, na luta por uma sociedade democrática, igualitária e justa.
Visão
Consolidar o Sindilegis Pernambuco como referência na luta sindical da classe trabalhadora na CUT e nas demais entidades superiores, reafirmando o direito ao exercício sindical.
Valores e Princípios
Defendemos um sindicalismo comprometido com a defesa da democracia, combativo, pela base, transparente, independente e solidário, com respeito às diferenças e à igualdade de direitos, engajado na construção da justiça social e solidário à luta global dos trabalhadores/as.
Estatuto
BAIXAR ESTATUTO